O Brasil tem o privilégio de ser visto como um país sem guerras internacionais há mais de 64 anos. No entanto, tem sofrido muito com a violência nas cidades e no campo. A infância e a juventude sofrem com muitos problemas de violência, sem se falar de acidentes de trânsito, drogas e suicídios. No total geral, morrem mais pessoas de forma violenta no Brasil do que em todas as guerras no mundo atual somadas.

O Brasil poderá ser um país a ter um Ministério voltado à construção de uma Cultura de Paz. Historicamente, os governos mantém Ministérios da Guerra ou da Defesa, mas sempre assumindo a guerra e a violência como meios de sobrevivência inevitáveis. Está em nossas mãos o poder de mudança deste paradigma.

Este Ministério (em inglês, Department) coordenará e integrará ações amplas, de maneira horizontal e convergente para o objetivo de se estabelecer e consolidar uma cultura de paz e não violência. Alinhará ações educativas, de justiça, assistência social, juventude e terceira idade, direitos humanos, cultura, medicina, saúde pública, enfim, todas as atividades pelo propósito de crescimento sustentável e o desenvolvimento da Paz.

COSTA RICA

No dia 14 de setembro de 2009, o governo de Costa Rica oficializou a transformação do seu antigo Ministério da Justiça no atual Ministério da Justiça e da Paz. É o primeiro do seu tipo na América Latina.

Entre os dia 17 e 21 de setembro de 2009 foi realizada naquele país uma cúpula mundial pela criação de ministérios da Paz, a Global Alliance Summit for Ministries and Departments of Peace. Esta aliança global reúne organizações, cidadãos e representantes de governos de 35 países que trabalham juntos para estabelecer estruturas governamentais de apoio de uma cultura de Paz

O presidente norte-americano Barack Obama, após receber o Prêmio Nobel da Paz, 2009 deverá apoiar mais e mais a iniciativa que está em curso no Congresso Americano pela criação do Department of Peace, equivalente ao nosso Ministério da Paz, com o apoio de Yoko Ono e milhões de pessoas. O governo do Canadá também iniciou o processo de criação do seu Ministério da Paz.

Estamos num momento importante com a possibilidade e oportunidade real de mudança de paradigma para o mundo. Basta fazer a nossa parte, agirmos, perseverarmos, promovermos, divulgarmos e envolvermos mais e mais pessoas e organizações.

PAZ e BEM,

 

A assinatura digital é um abaixo-assinado eletrônico que qualquer cidadão pode assinar e e assim propor a criação da do Ministério da Paz no Brasil. Seus dados não serão publicados na Internet. Eles serão utilizados somente na versão impressa do abaixo-assinado, que será enviado ao Congresso Nacional. Para a assinatura ter validade, preencha todos os dados corretamente.

Nome: RG:
Cidade: Estado:
E-mail:  
 
   
Quero receber informações sobre este assunto  
       



Se preferir, participe com a versão impressa do abaixo-assinado clicando abaixo. As instruções de envio estão no arquivo.

 

Conheça outros movimentos pela PAZ

www.marcodapaz.org.br
www.sospeace.org.br

 

Apoie esta campanha que é de todos! Copie o código abaixo no seu site ou blog, e leve o selo da paz para todos os cantos do país!

 

 


21-JUN-2010
 
SOUTH SUDAN CREATES PEACE MINISTRY IN NEW CABINET

JUBA Sudan, June 21 (Reuters) - South Sudan's president Salva Kiir on Monday named his new cabinet, creating a Ministry of Peace as the oil-producing region prepared for a referendum that could see it split away as an independent country. Read more...


20-ABR-2010
YOKO ONO APOIA CAMPANHA PELO MINISTÉRIO DA PAZ NO SITE IMAGINE PEACE

A Campanha pelo Ministério da Paz, lançada em 8 de dezembro de 2009 durante a cerimônia de entrega do Prêmio Paul Donovan Kigar, ganhou importantíssimo apoio da Yoko Ono, símbolo da paz mundial. O link para a campanha já encontra-se no site IMAGINE PEACE. Para saber mais e participar desta campanha clique aqui.


15-NOV-2009
PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR 2009
No dia 8 de dezembro de 2009, durante a sessão solene de entrega Prêmio Paul Donovan Kigar , será apresentado ao público presente o abaixo-assinado de 30 vereadores de São Paulo que já subscrevem a iniciativa de criação do Ministério da Paz no Brasil e no mundo. Participe você também.
 

24-AGO-2009
CAMPANHA PELO MINISTÉRIO DA PAZ NO BRASIL
 
 
O auditório Irmãos Villas Bôas, do Colégio Santo Ivo, foi palco, na quarta-feira, 26, da apresentação de um ambicioso projeto: a criação do Ministério da Paz, órgão do governo federal. A idéia concebida por Malcom Forest ganha corpo na região da Lapa, onde ele tem conversado com empresários e lideranças locais. O Ministério proposto teria a função de difundir a cultura da paz. Forest quer, a partir da Lapa, lançar um abaixo-assinado para recolher adesões a essa iniciativa e planeja convidar Yoko Ono, viúva do cantor e compositor John Lennon, que tantas vezes levantou a bandeira da paz, para participar de um grande evento no Alto da Lapa, justamente na praça John Lennon. No lançamento da proposta, Forest foi homenageado com uma réplica do Marco da Paz, iniciativa pioneira do lapeano Gaetano Brancati Luigi, que já conta com adesões de várias cidades do Brasil e do exterior.
 
fonte:Jornal da Gente
foto: Tiago De Carli

 



Ideas for Change in America: A Department of Peace and Non-Violence

Costa Rica Creates Department of Peace

 

 

Copyright © 2005-2012 by Malcolm Forest - Todos os direitos reservados
malcolmforest@gmail.com
Ag. Correios Tucuruvi - Caixa Postal 13067
São Paulo-SP - 02306-970 - Brazil
( +55 (11) 2952-7063
( +55 (11) 2203 6692
È+55 (11) 9984-5016