top of page
projetos (novo).png

PROJETOS

A Jornada dos Príncipes

O Projeto "A Jornada dos Príncipes", lançado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, aborda a viagem do Imperador Dom Pedro I do Rio à São Paulo desde meados de 1822 até a Proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Foca também aspectos regionais de cidades do percurso, com seu folclore e seus atrativos históricos e turísticos, realizando entrevistas com historiadores para criação de podcasts e webinários. Descendentes de Dom Pedro e de Dona Leopoldina conduzem a narrativa.


O Projeto também propõe gravações de Música e Concerto inéditos, série de Podcast com entrevistas, carreata com carros antigos, programação de eventos online para as cidades envolvidas, dentre outras atividades, buscando sempre a integração com o digital.

Em 2022, seguindo os passos de Dom Pedro I, membros da Família Imperial do Brasil refizeram o caminho de Dom Pedro I para a Independência do Brasil e,​ partindo do Rio de Janeiro, o projeto passou por cidades do Vale do Paraíba, São Paulo e Santos. Os Príncipes visitaram os locais por onde passou Dom Pedro I e neles proferiram palestras, conferências, visitas e encontros de cunho histórico e cultural, participando de festejos e apresentações musicais e folclóricas em cada parada.

Em 2022, foi lançado o documentário "A Jornada dos Príncipes", de 36 minutos, que narra a jornada histórica de Dom Pedro do Rio a São Paulo. O filme está programado para se tornar uma série com 7 episódios, a qual pretende abordar, dentre outros temas, a visita de Dom Pedro I a Minas, a Guerra Cisplatina, e a Guerra de Independência da Bahia.

A Jornada dos Príncipes em Pindamonhangaba
Avant-première de A Jornada dos Príncipes em Brasília
A Jornada dos Príncipes em Aparecida-SP
A Jornada dos Príncipes em Taubaté-SP
A Jornada dos Príncipes em Paraibuna-SP

Registros da passagem do projeto "A Jornada dos Príncipes" pelas cidades de Pindamonhangaba, Aparecida, Taubaté (SP) e Brasília (DF)

Fachada restaurada da Igreja de Nossa Senhora da Luz

Campanha da AMAR pela restauração da Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Diamantina, possibilitou o reparo da fachada do templo em 2008

VetaDilma.jpg

O Presidente da AMAR na campanha pelo veto do Código Florestal de 2012

marcopaz.jpg

Malcolm Forest na inauguração do Marco da Paz do Parque da Juventude junto a seu idealizador, o italiano Gaetano Luigi

Associação Mundial dos Amigos das Reservas da Biosfera (AMAR)

 

A Associação Mundial dos Amigos das Reservas da Biosfera (AMAR) foi fundada em 1997 com o propósito primeiro de promover iniciativas para a conservação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Mas logo se lançou à proposição de iniciativas maiores, com o intuito de colaborar para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Em 1998, por exemplo, foi lançada a Campanha de Tombamento da Chapada Diamantina como Patrimônio da Humanidadebuscando o desenvolvimento sustentável e o melhoramento da qualidade de vida para as populações locais, visibilidade para o ecoturismo de preservação e para as atividades econômicas sustentáveis que se desenvolvem na Chapada Diamantina em parceria com prefeituras e entidades não-governamentais.

O trabalho de Malcolm à frente da AMAR o levou a ser nomeado assessor especial do então Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Adriano Diogo, durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2005). Seu trabalho na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, além de ter resultado na criação do Dia Municipal da Reserva da Biosfera, facilitou o acordo de colaboração entre o Estado e a Prefeitura para a promoção do Programa de Jovens em Atividades Agroflorestais da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Colaborou no lançamento do Atlas Ambiental, obra magna educativa e ambiental para São Paulo com o apoio cultural do Instituto Histórico de Geográfico de São Paulo, lançado no Páteo do Collegio.

 

Os projetos da AMAR obtiveram resultados significativos para a proteção de áreas verdes vitais para a região metropolitana de São Paulo. A Associação participou da bem sucedida campanha pela transformação do Complexo Prisional do Carandiru em parque ecológico e cultural, o Parque da Juventude.

 

Em 23 de abril de 2004, lançou a Campanha pelo Tombamento do Aqüífero Guarani como Monumento Nacional e Patrimônio da Humanidade, e também, nesse mesmo ano, com apoio do Arcebispo Metropolitano D. Paulo Lopes Farias, iniciou campanha pelo tombamento da Igreja de Nossa Senhora da Luz, de Diamantina, e pela sua restauração.

Prêmio Paul Donovan Kigar

Em 8 de dezembro de 2004, foi lançado no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo o Prêmio Paul Donovan Kigar de Honra ao Mérito por Realizações de Carreira.

Esta honraria, que leva o nome do pai de Malcolm Forest, realiza-se anualmente na Câmara Municipal de São Paulo. Foi oficializada por lei do vereador Aurélio Nomura pela mesma edilidade em 2008, e pela lei do deputado Major Olímpio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2010.​ É uma iniciativa da AMAR.

O Prêmio Paul Donovan Kigar visa homenagear e manter viva a memória e a dignidade de seres humanos que se esmeraram em seu trabalho com conduta e caráter exemplares. Busca mudar paradigmas, divulgando nacional e internacionalmente abnegados homens e mulheres que prestaram relevantes serviços, principalmente os que ainda não tenham sido devidamente reconhecidos e homenageados. Almeja promover uma cultura de união, solidariedade, justiça e paz.

Prêmio Paul Donovan Kigar ao Grupamento Aéreo
Prêmio Paul Donovan Kigar a Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Prêmio Paul Donovan Kigar ao Ministro Joaquim Barbosa
Prêmio Paul Donovan Kigar ao Maestro João Carlos Martins

Registros de edições passadas do Prêmio Paul Donovan Kigar e de personalidades laureadas

Musicais e Concertos

Como apresentador, compositor e produtor musical, Malcolm Forest participou da organização de diversos espetáculos musicais. Em 2023, realizou a apresentação e curadoria musical do Concerto do Bicentenário da Primeira Constituinte, executado pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira sob regência do Maestro Ten. Paulo Rezende. Transmitido ao vivo pela TV Câmara dos Deputados, o repertório contemplou composições originais de D. Pedro I - incluindo a estreia em primeira audição em Brasília do “Hino da Carta Constitucional” de 1820 - e duas composições sinfônicas de Malcolm, dentre elas "Libertas Brasil - Fantasia sobre o Hino da Independência do Brasil, obra musical que teve sua estreia em junho de 2022, também em Brasília, e que desde então já foi executada por diversas orquestras sinfônicas, a exemplo da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

Desde 2022, é apresentador e produtor musical do Concerto de Natal da Família Imperial, realizado pela Pró Monarquia - Casa Imperial do Brasil sob os auspícios de S.A.I.R. o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

 

Possui ainda outros projetos de espetáculos musicais e concertos, os quais podem ser conhecidos abaixo.

Show Malcolm Forest & Friends

Malcolm Forest & Friends é um espetáculo musical estrelado pelo cantor Malcolm Forest e seus amigos artistas e cantores convidados. Repertório selecionado com o melhor da música, com sucessos internacionais de todos os tempos.

bottom of page